Pesquisar

sexta-feira, 12 de março de 2010

Novas configurações da Propaganda

video

Após ler o artigo: “A publicidade em busca de novas configurações” de Daniel dos Santos Galindo, professor de Comunicação com o mercado da ESPM, fui até a Internet fazer uma breve busca sobre a evolução da propaganda e marketing.

A publicidade é uma atividade profissional dedicada à difusão pública de idéias associadas a empresas, produtos ou serviços, especificamente, propaganda comercial, segundo Wikipedia.
A propaganda é para divulgar o produto, que diferente de publicidade que é vender o produto.
De qualquer forma a internet mudou esses conceitos, ampliou na verdade. Pois agora, fica muito mais fácil propagar uma ideia. A internet potencializou demais este conceito.
Posso citar, por exemplo, a evolução da propaganda através do vídeo postado acima e que baixei pelo You Tube.

- 10.000 antes de cristo – O “homem” se comunica através de inscrições nas paredes das cavernas.
- 2700 antes de cristo – Os egipcios inventam o Alfabeto.
- 1439 depois de cristo – A máquina para impressão a vapor de Guttemberg é inventada.
- 1920 depois de cristo – o rádio é inventado.
- 1960 depois de cristo A TELEVISÃO é inventada: Com imagens a TV mudou a forma de se comunicar, drasticamente. E com isso ganhou-se dinheiro.
- 1990 depois de cristo – A INTERNET foi inventada: Naquela época era apenas o email e sites estáticos, comunicação unilateral, sem grandes (ou nenhuma interação ) Ainda chegávamos em casa e sentávamos na frente da TV.
Hoje as coisas são diferentes, hoje estamos na internet enquanto “vemos” televisão. Pesquisamos, lemos blogs, postamos fotos e temos a experiência de compartilhar o que estamos fazendo, através das redes sociais.
Essas novas tecnologias exigem uma nova forma de se comunicar, por exemplo: Se você tiver uma grande ideia você cria um vídeo, o que antes era muito caro, para uma pessoa comum veicular na televisão, certo?

Com essas novas ferramentas (youtube, por exemplo) fica muito mais fácil de compartilhar esta ideia e se esta ideia for brilhante, a repercussão desta sua ideia realmente pode se espalhar para muitas pessoas.
Quando você vê uma ideia brilhante, alguma coisa dentro de você muda, como se fosse uma chave e você precisa compartilhar isso com outras pessoas e existem muitas ferramentas que tornam isso possível (delicious, digg, email, facebook)
Assim, seu video, sua ideia brilhante vai criando uma nova maneira de comunicar e interagir. Onde pessoas comuns podem ter audiências maiores que programas de TV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário